Governo autorizou estudos para incluir unidades básicas de saúde em plano de concessão à iniciativa privada. Gesto foi entendido pela oposição um movimento de privatização do SUS.
Governo planejava autorizar estudos para incluir unidades básicas de saúde em plano de concessão à iniciativa privada. Gesto foi entendido pela oposição um movimento de privatização do SUS.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o governo jamais pensou em privatizar o Sistema Único de Saúde (SUS). "Jamais esteve sob análise privatizar o SUS. Seria uma insanidade", disse nesta quinta-feira (29) em audiência virtual da comissão mista do Congresso que acompanha as ações do governo em relação à Covid-19. "Seria um contrassenso você falar em privatizar o SUS", completou.

Guedes esclareceu que a ideia foi do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) para ajudar a terminar obras de postos de saúde, através de parcerias público-privadas (PPPs). O decreto já foi revogado pelo presidente Jair Bolsonaro após polêmica. "Aparentemente, existiam mais de quatro mil unidades básica de saúde e 168 unidades de pronto atendimento que não tavam conseguindo terminar obras por falta de recursos. Estava tudo paralisado. Então, por isso, o decreto."

O ministro lamentou a guerra ideológica em torno do tema. "Se fosse privatização do SUS, tinha que ter ido pro Congresso", afirmou. "Minha secretária quis ajudar a área de saúde e cortaram a mão dela."