Companhias aéreas começam a retomar voos regulares, mas admitem que ritmo pré-pandemia no Brasil só deve voltar em 2021.
Latam diz que faz rota São Paulo/Guarulhos-Miami e São Paulo/Guarulhos-Nova York| Foto: Jonathan Campos/Arquivo Gazeta do Povo

Após demitir 2,7 mil pilotos e comissários de bordo no início de agosto, a Latam pode dispensar outros 1,2 mil tripulantes. A informação consta em petição apresentada na última segunda-feira (21) ao Tribunal Superior do Trabalho (TST). A empresa tenta negociar com funcionários uma redução permanente na remuneração deles, mas, se não chegar a um acordo, deverá optar pelas demissões. Já a Gol e a Azul fecharam com o SNA uma proposta de redução temporária de salários até o fim de 2021. Se as demissões foram confirmadas deverão ser desligados 400 pilotos e 800 comissários. Antes da crise da Covid-19 a empresa tinha 7 mil tripulantes - hoje, são 4,2 mil. Em nota, a companhia afirmou que, caso "não consiga chegar a uma negociação com o Sindicato dos Aeronautas, lamentavelmente terá que reduzir seu quadro excedente de tripulantes".