O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).| Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), defendeu nesta quinta-feira (9) a autonomia do Banco Central, aprovada pelo Congresso em 2021. Para Lira, a independência do BC é uma “marca mundial” e “não retroagirá”. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem feito críticas à atuação da autarquia. A declaração do deputado foi feita durante o Show Rural, em Cascavel (PR), informou o Estadão.

“Eu tenho a escuta, a tendência do que a maioria do plenário pensa. Com relação à independência do Banco Central, esse assunto não retroagirá”, disse o presidente da Câmara. “O Banco Central independente é uma marca mundial, o Brasil precisa se inserir neste contexto”, acrescentou.

Nesta quarta (8), o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que não há "qualquer discussão" no governo federal para alterar a lei que deu autonomia ao Banco Central. Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ressaltou que a independência da autarquia “afasta critérios políticos de um órgão que tem um aspecto técnico muito forte”.