Litoral norte de São Paulo libera lojas, bares e praias no réveillon
Praia das Pitangueiras, no litoral norte de São Paulo| Foto: Reprodução Prefeitura São Sebastião

As prefeituras do litoral norte paulista decidiram, nesta segunda-feira (28), permanecer na fase amarela do Plano São Paulo liberando o comércio e as praias na virada do ano. O plano estadual de reabertura econômica prevê a volta de todo o estado para a fase vermelha, a mais restritiva, a partir de 0h do dia 1º, até 3 de janeiro. Conforme o governo paulista, a medida é necessária para conter a transmissão do vírus.

As decisões de não seguir a regra estadual foram anunciadas ontem pelas prefeituras de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba. "Cada município decidiu de forma individual levando em conta a sua realidade. Nós temos números baixos de Covid-19 e apenas 12% de ocupação de leitos de UTI", disse o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB).

A cidade já havia rejeitado as recomendações do governo estadual permanecendo na fase amarela entre 25 e 27 de dezembro. Por causa do descumprimento, São Sebastião foi uma das 19 cidades paulistas notificadas pela gestão João Doria descumpriram a determinação de fechar lojas e restaurantes no feriado de Natal.

A prefeitura de Caraguatatuba informou que a comissão de retomada econômica entendeu ser ideal limitar o funcionamento do comércio apenas entre as 20 horas do dia 31 de dezembro às 12 horas do dia 1º. Nos demais dias, os estabelecimentos vão funcionar durante 12 horas diárias, até as 23 horas. As praias ficarão liberadas, mas os shows e a tradicional queima de fogos da virada continuam cancelados. "Nossas decisões, desde o início da pandemia, têm sido de cunho técnico e vamos manter dessa forma. Devemos tranquilizar a população de que não mediremos esforços para continuar mantendo o equilíbrio entre salvar vidas e fortalecer o comércio da cidade", informou a prefeitura.