O empresário Luciano Hang, dono da Havan
O empresário Luciano Hang, dono da Havan| Foto: Reprodução / Facebook / Havan

Os empresários Luciano Hang e Carlos Wizard querem fazer um abaixo-assinado para a compra e doação de vacinas da Covid-19 para trabalhadores. A iniciativa surgiu em uma live feita pelos empresários e a criação do documento foi uma sugestão dos internautas. O objetivo é obter autorização do Congresso para alterar a lei que regulamenta a compra e destinação de vacinas.

Atualmente, toda a produção de imunizante deve ser enviada para o Sistema Único de Saúde (SUS) para a vacinação do grupo prioritário. A proposta dos empresários prevê ainda a autorização para comprar vacinas com registro sanitário concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou órgãos internacionais.

Os empresários defendem que há no setor o desejo de contribuir com a sociedade para trazer agilidade ao processo de vacinação no país e que há 1 milhão de doses de vacinas que poderiam chegar ao Brasil em 30 dias. Na próxima semana, os empresários pretendem se reunir com o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.