O presidente Lula voltou a criticar a privatização da Eletrobras.
O presidente Lula voltou a criticar a privatização da Eletrobras.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (21) que a privatização da Eletrobras foi um “crime de lesa-pátria”. O mandatário disse que o governo deve acionar a Justiça para retomar a companhia.

“O que foi feito na Eletrobras foi um crime de lesa-pátria. Você privatizou uma empresa daquele porte e usou o dinheiro para o quê? É como se você tivesse a sua casa e disse que decidiu vender a sua casa para pagar a sua dívida. Você vai ficar com o que na vida? Uma empresa como a Eletrobras é um patrimônio desse país e tem que ter muita responsabilidade”, disse Lula em entrevista à TV 247.

“Eu espero que um dia, se a gente tiver condições, a gente volte a ser dono da maior empresa de energia que esse País já teve”, acrescentou. O presidente classificou os termos da privatização como uma “loucura”. Ele ressaltou que o processo não resultou em benefícios para a população, como a queda no preço da energia elétrica.

“O mais grave é que eles fizeram uma loucura. Embora o governo tenha 40% das ações, só participa na votação com 10%. E se o governo quiser comprar ações, tem que pagar o triplo do preço que paga uma outra empresa. Foi feito para proibir a gente de tomá-la de volta”, afirmou.

“Não vai ficar por isso. Nós estamos entrando na Justiça”, disse Lula. Em fevereiro, o chefe do Executivo já havia afirmado que a Advocacia-Geral da União (AGU) deve acionar a Justiça para rever o contrato de privatização da companhia realizado no governo Bolsonaro.