Lula Argentina
Presidente disse que o governo estuda abrir uma linha de crédito para financiar empresas brasileiras que exportam para a Argentina.| Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender, nesta quinta (25), uma ajuda financeira à Argentina por conta da grave crise econômica vivida no país vizinho. O peso argentino está em uma constante desvalorização e a inflação chegou a 104% ao ano em março.

“Mais do que querer ajudar a Argentina, a gente quer ajudar os exportadores brasileiros que exportam para a Argentina. Esse é o dado concreto", disse o presidente a empresários em um evento na Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em registro da Agência Brasil.

Uma das medidas em estudo é a abertura de uma linha de crédito para financiar empresas brasileiras que exportam para o mercado argentino, que não vem conseguindo fechar negociações com outros países.

Lula afirmou, ainda, que a China chegou a colocar US$ 30 bilhões para financiar exportações à Argentina, o que afeta o comércio com o Brasil de produtos industrializados.

Este é o segundo aceno que Lula faz à Argentina após a visita de emergência do presidente argentinon Alberto Fernández, no começo do mês, em busca de ajuda financeira. No primeiro, há duas semanas, o ministro Fernando Haddad, da Fazenda, pediu ajuda à secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, para socorrer a economia do país vizinho.