Ministro do Trabalho disse que está sendo discutido o momento de encaminhar medida para o Congresso Nacional, mas isso deve ocorrer a partir de julho
Ministro do Trabalho disse que está sendo discutido o momento de encaminhar medida para o Congresso Nacional, mas isso deve ocorrer a partir de julho| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse neste domingo (14) que a apresentação de um projeto de lei para mudar o saque-aniversário do FGTS deve ficar para o segundo semestre.

“Nós estamos estudando, discutindo com as lideranças, com o ministro [das Relações Institucionais, Alexandre] Padilha, que coordena as ações junto ao Congresso Nacional, para ver o momento de encaminhar essa medida, para submeter à apreciação do parlamento, mas devemos fazer isso no segundo semestre”, declarou Marinho, em uma feira organizada pelo MST no Parque da Água Branca, em São Paulo.

O ministro afirmou em janeiro que, se dependesse dele, o saque-aniversário (implantado em 2019 e que permite ao trabalhador sacar parte do saldo de sua conta do FGTS, anualmente, no mês de seu aniversário) acabaria, e em março disse que o governo vai apresentar “alternativas” ao Congresso Nacional.

“O saque-aniversário criou farra do sistema financeiro com o Fundo de Garantia. Hoje, dos R$ 504 bilhões depositados na conta corrente dos correntistas, já temos quase R$ 100 bilhões alienados pelos bancos em empréstimo consignado do Fundo de Garantia, a partir do formato do saque-aniversário”, afirmou Marinho em abril.