Projeções para crescimento do PIB aumentaram e para inflação diminuíram
Projeções para crescimento do PIB aumentaram e para inflação diminuíram| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo/Arquivo

O mercado financeiro aumentou pela quinta semana consecutiva as projeções para o crescimento da economia brasileira em 2022 e reduziu as da inflação. Pesquisa feita pelo Banco Central junto a bancos, corretoras e consultorias mostram que as expectativas para a expansão do PIB estão em 1,97% e para o IPCA em 7,15%.

A previsão para a Selic permaneceu estável em 13,75% ao ano. Mas nos últimos cinco dias, o mercado sinalizou que o ciclo de alta, iniciado em março do ano passado, deve fechar 2022 em 14%. Nesta terça e quarta, o Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne para definir a nova taxa Selic.

Já para o ano que vem, as projeções apontam para uma inflação maior e um crescimento menor. As expectativas para inflação vêm aumentando há 17 semanas, indicando para uma alta de 5,33% nos preços. E as do PIB caíram pela segunda semana seguida, passando de 0,49% para 0,40%.

Esta projeção de cenário também influenciou em uma alta para a previsão da Selic no ano que vem: na semana passada, o mercado financeiro estimava um juro de 10,75% ao ano no final de 2023. Agora a previsão passou para 11%.