Petrobras
O Ministério de Minas e Energia (MME) formalizou o pedido de inclusão da Petrobras na carteira do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil.

O Ministério de Minas e Energia (MME) formalizou na noite de segunda-feira (30) o pedido de inclusão da Petrobras na carteira do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Ministério da Economia. Segundo a pasta, a qualificação da Petrobras no PPI tem como objetivo dar início aos estudos para a proposição de ações necessárias para a privatização da petroleira, os quais serão produzidos por um comitê interministerial a ser instituído entre o Ministério de Minas e Energia e o Ministério da Economia.

“A proposta é oportuna devido à conjuntura energética corrente, em face da situação geopolítica mundial, das discussões sobre o ritmo da transição energética e do realinhamento global dos investimentos”, diz nota publicada pelo ministério. “O processo é fundamental à atração de investimentos para o País e para a criação de um mercado plural, dinâmico e competitivo, o qual promoverá ganhos de eficiência no setor energético e uma vigorosa geração de empregos para os brasileiros.”

Ontem o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, em entrevista, que a Petrobras "quer mais é arrancar dinheiro do povo" e avaliou que uma eventual privatização da estatal deve demorar quatro anos, se tudo der certo.