ICMS gasolina
Ministério de Minas e Energia e ANP divulgaram nota sobre o estoque de diesel no país.| Foto: Arquivo/ Gazeta do Povo

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou na tarde desta sexta-feira (27) que os estoques de óleo diesel S10, considerando o produto nacional e importado, é suficiente para abastecer o país por 38 dias. O presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, enviou um ofício à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) alertando sobre o "elevado risco de desabastecimento de diesel no mercado brasileiro no segundo semestre de 2022".

Além disso, produtores e distribuidores brasileiros apresentaram uma declaração à agência informando que o estoque de diesel S10, comercializado nos postos de combustíveis, é capaz de garantir o suprimento do mercado nacional por menos de 20 dias, caso a produção interna e a importação sejam interrompidas hoje.

O MME afirmou, em nota, que está "atento ao abastecimento nacional de combustíveis", principalmente após a guerra na Ucrânia. "De acordo com os dados mais recentes consolidados pelo Comitê, os estoques de óleo diesel S10 representam 38 dias de importação. Em outras palavras, se as importações desse combustível fossem cessadas hoje, os estoques, em conjunto com a produção nacional, seriam suficientes para suprir o País por 38 dias", disse a pasta.

O ministério afirmou que "adotou medidas imediatas para intensificar o monitoramento dos fluxos logísticos e da oferta de petróleo, gás natural e seus derivados, nos mercados doméstico e internacional". A ANP também se manifestou sobre o ofício da Petrobras. Em nota, a agência reforçou que "vem atuando diligentemente para se antecipar a riscos ao abastecimento nacional com óleo diesel que, neste momento, acontece com regularidade".

Segundo a ANP, seus representantes mantêm contato permanente com os agentes do setor e seguem atentos ao cenário nacional e ao internacional, e a todos os fatores que podem interferir no abastecimento de diesel, informou a CNN Brasil. A agência disse ainda que "está dedicada a acompanhar a situação e a propor as medidas que se mostrarem necessárias para garantir a oferta do produto".