O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, afirmou que a proposta da União Europeia (UE) de banir a entrada na região de produtos ligados ao desmatamento é uma forma de “protecionismo comercial.”
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, afirmou que a proposta da União Europeia (UE) de banir a entrada na região de produtos ligados ao desmatamento é uma forma de “protecionismo comercial.”| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, afirmou que a proposta da União Europeia (UE) de banir a entrada na região de produtos ligados ao desmatamento é uma forma de “protecionismo comercial”. As declarações foram feitas em entrevista ao jornal britânico Financial Times publicada no domingo (28).

“Não posso aceitar que o meio ambiente seja usado sob a forma de protecionismo comercial. É ruim para os fluxos de consumo e comércio”, disse o ministro. França declarou ainda que existe um tipo de “miopia” por parte do bloco em relação ao projeto.

A proposta da União Europeia foi apresentada no dia 17 de novembro e prevê que os países que vendem commodities como carne, madeira e soja aos membros do bloco comprovem que esses produtos não são originários de áreas de desmatamento ilegal.