Esplanada dos Ministérios
Ato dos servidores federais está marcado para esta terça-feira (18).| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senad

Servidores públicos federais vão realizar uma mobilização nacional nesta terça-feira (18) por reajustes salariais. O movimento começou após o governo reservar R$ 1,7 bilhão no Orçamento para beneficiar apenas policiais. A elite do funcionalismo, que deu início ao movimento, ganhou o apoio das demais categorias, com salários menores. A manifestação está marcada para começar às 10h na frente da sede do Banco Central (BC), em Brasília. Mais tarde, às 14h, o ponto de encontro será no Ministério da Economia.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, é contra a concessão de reajustes generalizados. O aumento dos salários de policiais foi uma promessa do presidente Jair Bolsonaro (PL). Apesar de não ter o carimbo detalhando a categoria na peça orçamentária, o valor já estaria comprometido com os policiais. As forças de segurança sinalizaram que um recuo de Bolsonaro na concessão do reajuste poderá ser considerado traição.

Nas últimas semanas, servidores da Receita Federal, do BC e outros órgãos entregaram cargos comissionados em protesto e reduziram as atividades. Caso o governo não dê início a uma negociação, novas mobilizações estão previstas para o dia 2 de fevereiro.

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), representa auditores fiscais da Receita, servidores do Banco Central, diplomatas, entre outros, contará com o reforço do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), servidores do Legislativo e do Judiciário, e professores universitários. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo.