• 16/09/2019 09:07
Leite orgânico

Nestlé utiliza sensor para monitorar felicidade e saúde das vacas

  • 16/09/2019 09:07
  • PorGazeta do Povo
    Nestlé utiliza sensor para monitorar felicidade e saúde das vacas
    | Foto: Bigstock

    Um método para aliar a produtividade no campo ao bem-estar animal vem sendo testado na produção de leite orgânico de fazendas que produzem para a Nestlé. A ideia parece simples, mas inusitada: colocar brincos eletrônicos em vacas. O dispositivo é, na verdade, um sistema de inteligência artificial por meio do qual são coletadas informações sobre as principais atividades que expressam o comportamento natural dos animais. Assim, ruminação, temperatura e ócio são monitorados, trazendo indicativos da saúde e da felicidade dos bichos.

    Os brincos permitem a criação de um algoritmo que define o comportamento padrão de cada animal. Os dados são, então, enviados em tempo real para o produtor por meio de um aplicativo. Se alguma atividade incomum for detectada, um alerta é enviado pelo sistema. “Qualquer variação nos resultados permite saber se a vaca está bem, em cio reprodutivo, sob estresse ou com algum problema potencial, permitindo a intervenção antes que ela possa ficar doente, se for o caso”, explica Edney Murillo Secco,  gerente de milk sourcing da Nestlé Brasil.

    Tudo sobre:

    Comentários [ 0 ]

    Máximo 700 caracteres [0]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.