Atualmente, são 328 companhias com ações disponíveis para negociação
Atualmente, são 328 companhias com ações disponíveis para negociação| Foto: Bigstock

A quantidade de empresas com ações listadas na bolsa atingiu o menor patamar da série histórica, que tem início em 1996. Atualmente, são 328 companhias com ações disponíveis para negociação. No último pico do mercado, no fim de 2007, a bolsa chegou a ter mais de 400 empresas. Em dezembro de 1996, eram 550. Naquela época, porém, o mercado era dominado por estatais, com giro concentrado em poucos papéis e empresas listadas, mas sem negociação.

Conforme dados do jornal Valor Econômico, os motivos atuais para o encolhimento no número de empresas listadas são diversos e têm início em uma das piores recessões da história nos anos de 2015 e 2016. Isso levou a uma onda de recuperações judiciais e mesmo de fusões e aquisições. Além disso, houve uma tendência global de queda dos IPOs.

É preciso mencionar, contudo, que o mercado acionário brasileiro apresentou avanços recentemente, como o forte aumento no volume negociado e a maior diversificação de empresas e setores. Além disso, o corte dos juros para as mínimas históricas permitiu o crescimento da participação do investidor local.