Complexo eólico no estado da Bahia.
Complexo eólico no estado da Bahia.| Foto: Secom/Governo da Bahia

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) publicou nesta sexta-feira (20) uma nota técnica contendo novo critério de operação para garantir a máxima capacidade de transferência de energia entre as diferentes regiões do país. Segundo o ONS, a alteração permitirá melhor aproveitamento dos recursos energéticos disponíveis no Sistema Interligado Nacional (SIN) e atende solicitação da Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG), criada para comandar as ações de resposta à escassez histórica que compromete o sistema elétrico nacional.

As regras definidas são mais flexíveis, elevando os limites de envio de energia das regiões Norte/Nordeste para o Sul/Sudeste/Centro-Oeste (mais afetados pela seca), com ganho potencial de transferência de energia de até 2.850 MW.

Ao divulgar a medida, o ONS destacou que estudos prospectivos demonstram que há possibilidade de os reservatórios atingirem, até o fim do período seco (em novembro), níveis de armazenamento críticos nos subsistemas Sul e Sudeste/Centro-Oeste, apesar das ações excepcionais já adotadas para o enfrentamento da crise hídrica. Segundo o operador, com a medida proposta, "será possível alocar os excedentes de produção do Norte e do Nordeste [menos atingidos pela baixa afluência e geradores por fonte eólica] nos reservatórios do Sul, permitindo a sua utilização nos momentos de carga elevada que historicamente acontecem a partir do mês de setembro".

Também nesta sexta, o ONS elevou de 3,2% para 3,4% a projeção de alta na carga de energia no país para o mês de agosto. "Os percentuais de elevação de carga refletem o avanço da vacinação, a diminuição de restrições e a retomada da economia. O aumento recorde das vendas internacionais também tem estimulado a criação de empregos e o setor industrial, principalmente, nas indústrias de exportação", afirma o operador, em nota. Todos os subsistemas tiveram elevação de demanda ante a semana anterior de acordo com o boletim do Programa Mensal de Operação (PMO).