Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco
Senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) afirmou que a Petrobras precisa cumprir sua função social e que os dividendos da empresa deveriam ser usados para estabilizar os preços dos combustíveis.| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que a Petrobras precisa cumprir sua função social e que os dividendos da empresa deveriam ser usados para estabilizar os preços dos combustíveis.

“O fato é que a Petrobras é uma empresa que pertence a todos os brasileiros, que não pode ser desvalorizada, ela não pode ser enxovalhada, ela tem que ser respeitada. Mas ao mesmo tempo ela tem que cumprir um pouco da sua função social, de dividendos muito substanciosos e substanciais que dá para a União. Esses dividendos poderem eventualmente ser revertidos para algum fundo de equalização que possa garantir um pouco mais de estabilidade nessa questão dos preços dos combustíveis”, afirmou o senador.

Segundo Pacheco, os sucessivos aumentos geram uma instabilidade nos fretes. “Não tem cabimento um caminhoneiro sair do sul e levar uma carga para o nordeste e no meio do caminho da viagem dele ter tantas alterações no preço dos combustíveis. Isso gera uma imprevisibilidade no frete lamentável. Então estamos buscando solução, a partir desse diálogo franco, respeitoso e produtivo com a Petrobras”, disse.

As declarações foram feitas na quarta-feira (17), após encontro de Pacheco com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, onde discutiram as emendas do relator no Orçamento de 2022.