Decreto assinado por Lula na última quinta-feira (6) retirou os Correios e outras estatais de programas de privatização.
Decreto assinado por Lula na última quinta-feira (6) retirou os Correios e outras estatais de programas de privatização.| Foto: Marcelo Andrade/Arquivo/Gazeta do Povo

Um levantamento do Datafolha publicado neste domingo (9) pelo jornal Folha de S.Paulo mostrou que cresceu nos últimos meses o apoio da população brasileira à privatização de serviços públicos.

Segundo a pesquisa, 38% dos brasileiros apoiam as privatizações, contra 45% que se dizem contra.

Apesar de ainda ser menor em relação aos contrários, o apoio à privatização vem crescendo desde 2017, quando apenas 20% dos brasileiros eram favoráveis ao tema.

O número de respostas a favor das privatizações deu um salto desde setembro do ano passado, quando apenas 26% apoiavam a transferência de empresas e serviços públicos para a iniciativa privada.

O Datafolha questionou ainda sobre como os brasileiros avaliam a qualidade dos produtos e serviços entregues pela iniciativa privada em comparação com o das estatais. A maioria, 54%, considera melhores os privados, enquanto 25% os consideram piores.

Na última quinta-feira (6), um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou a exclusão de algumas estatais do Programa Nacional de Desestatização. Entres elas, os Correios e a EBC (Empresa Brasil de Comunicação).