Paulo Guedes, ministro da Economia
“Já não resta quaisquer duvidas quanto ao gestor que melhor tem conseguido sucesso ao administrar uma economia em estresse”, diz o requerimento pedindo a indicação de Guedes.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Uma petição compartilhada na internet pede que o ministro Paulo Guedes seja indicado ao Prêmio Nobel da Economia neste ano. Na reivindicação, que já foi assinada por 17.736 pessoas, o autor do pedido argumenta que os três últimos anos foram trágicos para a economia mundial, que a forte estagnação na produção provocou desequilíbrio nas contas governamentais, atingindo todos os países, sem exceções, e que diante desse cenário, primeiro a pandemia e depois uma guerra, tem sido possível avaliar e comparar os resultados das ações dos gestores públicos na área de economia e finanças.

A publicação foi compartilhada por nomes de dentro do governo. “Já tinha nome consolidado e estabilidade financeira, mas juntou-se a Bolsonaro e pegou o Brasil na sua pior crise política, ética e econômica de sua história. Some a isso 1 pandemia e 1 guerra. Ainda assim a economia só melhora”, escreveu o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em seu perfil do Twitter no domingo (7). A mensagem também foi compartilhada por seu irmão, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

“Já não resta quaisquer duvidas quanto ao gestor que melhor tem conseguido sucesso ao administrar uma economia em estresse”, diz a petição, em referência a Guedes. “Suas ações rápidas e técnicas, e diante das adversidades externas e internas, conseguiram salvar empresas e população com auxílios emergenciais bem dirigidos e com severas medidas visando reduzir o custo de vida da população e facilitar os negócios das empresas”, diz o requerimento.

“As ações coordenadas quanto ao aumento das taxas de juros, estão, agora, sendo seguidas por outras nações. E, enquanto a maioria dos países sofre com inflação em alta, produto interno bruto em baixa e contas públicas em colapso, o Brasil mostra o oposto, crescendo mais do que o previsto, gerando novos empregos, controlando a inflação e demonstrando força como potencia energética e com capacidade de suprir grande parte da demanda mundial por alimentos. Com tudo isso, faz-se justa a indicação do ministro da economia do Brasil, Paulo Roberto Nunes Guedes, ao prêmio Nobel de Economia 2022”, argumenta o autor do pedido.