petrobras
Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3) da Petrobras, localizada em Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul.| Foto: Divulgação/Governo do MS

Referência mundial na produção e exportação de fertilizantes, o grupo russo Acron vai comprar a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3) da Petrobras, que fica em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. O anúncio foi feito pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, nesta sexta-feira (4). O acordo para venda da unidade também foi confirmado, em nota, pela Petrobras, que deve divulgar um fato relevante ao mercado. Os valores do negócio ainda são desconhecidos.

A Petrobras colocou a UFN3 à venda em setembro de 2017, dentro do plano de desinvestimento da companhia, alegando não ter mais interesse em seguir no ramo de fertilizantes. O presidente Jair Bolsonaro afirmou nas redes sociais que a unidade, que começou a ser construída em 2011, agora será tocada pela iniciativa privada. UFN3 teve a obra paralisada em dezembro de 2014, após a Petrobras romper o contrato com o consórcio responsável pela construção da fábrica. A obra já havia consumido R$ 3,8 bilhões.