Redução de custo na aviação
A paralisação está prevista para ocorrer das 6h às 8h, diariamente, por “prazo indeterminado”.| Foto: Jonathan Campos/Arquivo Gazeta do Povo

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informou nesta quinta-feira (15) que pilotos e comissários aprovaram, por unanimidade, a realização de uma greve a partir da próxima segunda-feira (19). A paralisação está prevista para ocorrer das 6h às 8h, diariamente, por "prazo indeterminado" nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Rio-Galeão, Santos Dumont, Viracopos, Porto Alegre, Brasília, Confins.

Os voo com órgãos para transplante, enfermos a bordo e vacinas poderão decolar e pousar normalmente. O sindicato afirmou que a greve é motivada pela "frustração das negociações da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho".

Em nota, o SNA disse que "os aeronautas reivindicam recomposição das perdas inflacionárias, além de ganho real, tendo em vista os altos preços das passagens aéreas que têm gerado crescentes lucros para as empresas".

A categoria pede ainda "melhorias nas condições de trabalho para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho, como a definição dos horários de início de folgas e proibição de alterações nas mesmas, além do cumprimento dos limites já existentes do tempo em solo entre etapas de voos".

"Em nome dos tripulantes, o Sindicato ressalta que a preocupação primordial é com o respeito aos passageiros e com a segurança de todos durante o movimento grevista. A categoria conta com o apoio da sociedade e com o bom senso das empresas aéreas para que transtornos sejam evitados", diz a nota da categoria.