Pix
Pix é o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central informou que o PIX, novo sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central, registrou 12,2 milhões de operações e movimentou R$ 9,3 bilhões no sua primeira semana de funcionamento amplo. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (24). A plataforma pode ser utilizado por todos os correntistas de empresas participantes desde 16 de novembro.

O período teve operação "suave e segura" da plataforma na avaliação da autoridade monetária. "O BC considera que essa primeira semana de operação completa foi bastante positiva. Desde o primeiro dia o número de operações atingiu um patamar elevado e não houve grandes intercorrências com a entrada de milhões de usuários no sistema", avaliou o chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Ângelo Duarte.

A informação do Banco Central é de que o índice de disponibilidade do sistema foi de 100% no período, embora algumas instituições tenham tido problemas pontuais em seus próprios sistemas. Ainda segundo o BC, ao menos 34,5 milhões de pessoas físicas e 2,2 milhões de empresas já cadastraram uma chave no PIX. Veja como funciona o sistema.