O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, esteve no aeroporto de Congonhas nesta terça-feira (9) para vistoriar a implantação do projeto.
O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, esteve no aeroporto de Congonhas nesta terça-feira (9) para vistoriar a implantação do projeto.| Foto: Ministério da Infraestrutura

Os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, serão os primeiros do Brasil a implantar de forma definitiva o embarque facial biométrico 100% digital para passageiros e tripulantes. Utilizando a análise de dados e a validação por biometria, a tecnologia dispensará a necessidade de apresentação de cartões de embarque e documentos de identificação dos viajantes de voos domésticos partindo desses locais. A medida deve beneficiar os usuários da ponte aérea São Paulo/Rio de Janeiro. Com o procedimento instalado nos aeroportos que formam a rota de maior movimento do país, o Brasil terá a primeira ponte área biométrica de ponta a ponta do mundo.

Segundo o ministério da Infraestrutura, o processo de implantação definitiva da tecnologia já está em andamento e acontece de forma gradual e simultânea nos aeroportos paulista e fluminense, devendo ser concluído ainda em agosto. Quando a funcionalidade estiver disponível, os viajantes que estiverem em voos com embarques biométricos e optarem pelo uso da tecnologia só precisarão da imagem de seus rostos para fazer check-in e acessar as salas de embarque e aeronaves.

“A iniciativa tem o objetivo de tornar mais eficiente, ágil e seguro o processamento de passageiros e tripulantes, tendo por premissa a segurança no tratamento e a proteção dos dados pessoais dos usuários contra uso indevido ou não autorizado”, informa a pasta. Os viajantes, tanto passageiros quanto tripulantes, poderão optar entre o uso do novo sistema e os procedimentos tradicionais de check-in e embarque, que continuam disponíveis.

Nesta primeira etapa, para usar o sistema o usuário deverá ter em mãos um documento biométrico válido como CNH digital ou título de eleitor digital, passagem aérea e acesso ao canal de cadastramento e validação biométrica da companhia aérea. Cada empresa aérea que opera nos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont poderá adotar procedimentos próprios para o cadastramento biométrico e validação do passageiro na base governamental, por meio do Serpro, empresa de tecnologia do governo federal.