Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ANP

Postos terão que exibir preços dos combustíveis com duas casas decimais

Inflação
Os preços deverão ser exibidos com duas casas decimais tanto no painel de preços quanto nos visores das bombas abastecedoras. (Foto: Fernando Bizerra Jr/EFE)

Ouça este conteúdo

A partir deste sábado (7) os postos de todo o país terão de mudar a forma de divulgação dos preços dos combustíveis para duas casas decimais e não mais com três, como ocorre atualmente. Uma resolução de novembro de 2021 que determinava a nova exibição dos valores passa a vigorar no fim desta semana. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o objetivo da mudança é deixar o preço do combustível mais preciso e claro para o consumidor, além de estar alinhado com a expressão numérica da moeda brasileira.

Os preços deverão ser exibidos com duas casas decimais tanto no painel de preços quanto nos visores das bombas abastecedoras. Contudo, nas bombas, a ANP irá permitir que o terceiro dígito seja mantido, desde que seja zerado e fique travado no momento do abastecimento. Segundo o órgão, dessa forma, os postos não precisarão trocar os módulos das bombas, o que poderia acarretar custos aos agentes econômicos. Como a terceira casa decimal estará zerada e travada, a ANP entende que não gerará dúvidas e o objetivo da regra, que é dar clareza aos consumidores, ficará mantido. “Não há impactos previstos no valor final dos preços dos combustíveis devido a essa mudança, pois ela não trará custos relevantes aos revendedores e nem restrições aos preços praticados”, diz a ANP.

A mesma resolução que trata da mudança na exibição de preços também libera a venda direta de etanol entre produtores e postos e autoriza ainda o delivery de combustível.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.