Prates Petrobras TCU
Novo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, diz a membros do TCU que gestão será transparente.| Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O novo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, se reuniu com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e o vice, Vital do Rêgo, nesta segunda (6), para reforçar que sua gestão à frente da petrolífera será transparente e sem cometer os erros do passado.

Desde que foi indicado ao cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Prates vem sendo visto com desconfiança pelo mercado por não dar declarações claras e contundentes de como deve ser sua gestão na Petrobras. E também por conta dos casos de corrupção que a estatal esteve envolvida quando era presidida por indicados políticos – além de ser um especialista na área de petróleo e gás, Prates é ex-senador do PT.

“Estamos desde já construindo um canal direto com o Tribunal de Contas da União, visando uma gestão transparente e adotando uma postura proativa perante o TCU. Levaremos de forma antecipada os assuntos relevantes da Petrobras para dirimir dúvidas e criar uma cultura de confiança e colaboração entre as instituições”, afirmou Prates.

Por ser uma empresa de economia mista – estatal e acionistas privados –, a Petrobras também deve ser fiscalizada por órgãos da administração pública, como TCU, Controladoria Geral da União (CGU), Comissão de Valores Imobiliários (CVM) e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Além do presidente e vice do tribunal, também participaram da reunião o Advogado Geral da União, Jorge Messias, e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.