Campos Neto afirmou que instituição irá usar todo instrumento existente, na medida em que for preciso, para que as inflações fiquem ancoradas no médio e longo prazo.
Campos Neto afirmou que instituição irá usar todo instrumento existente, na medida em que for preciso, para que as inflações fiquem ancoradas no médio e longo prazo.| Foto: Raphael Ribeiro/BCB

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta quinta-feira (12) que a instituição fará o que for preciso para manter a inflação dentro das metas estabelecidas.  “Vamos usar todo instrumento existente, na medida em que for preciso, para que as inflações fiquem ancoradas no médio e longo prazo”, disse Campos Neto, durante participação no 33º Congresso Nacional Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Segundo ele, a mensagem tem o objetivo de tranquilizar o mercado com relação a capacidade do Brasil de manter a estabilidade fiscal. “Entendemos que, quando o BC passou uma mensagem mais dura em relação a isso, as inflações implícitas de longo prazo, que estão muito ligadas à percepção fiscal, começaram a cair. Por isso é tão importante passar a mensagem de credibilidade fiscal para os agentes econômicos”, afirmou.