Os alunos devem se aprofundar na inteligência artificial por um viés do empreendedorismo
Os alunos devem se aprofundar na inteligência artificial por um viés do empreendedorismo| Foto: Bigstock

A Universidade Federal de Goiás (UFG) será a primeira instituição federal nacional a ofertar o curso superior em inteligência artificial dentro de sua grade. A graduação terá duração de quatro anos, com início das aulas em 2020. A universidade deve ter um orçamento inicial de R$ 23 milhões para pesquisas na área, com previsão de investimento de R$ 100 milhões em sete anos. O curso já é ofertado no país em uma instituição particular, o Unicuritiba.

Segundo informações da revista Exame, o curso deve respeitar os constantes avanços vistos na área da tecnologia, preparando um currículo estruturado em questões mais amplas. O objetivo é que os alunos associem itens básicos de programação, algoritmos e interfaces inteligentes às diferentes aplicações da tecnologia no mundo dos negócios.

Entre os assuntos pautados estão machine learning, veículos autônomos, ciência de dados, assistentes pessoais, modelos preditivos, entre outras vertentes da inteligência artificial. A forma de ingressar no curso será por meio do SISU. Os candidatos poderão se inscrever no sistema do Ministério da Educação utilizando a nota do Enem.