WhatsApp, Facebook e o Instagram ficaram fora do ar por aproximadamente seis horas.
WhatsApp, Facebook e o Instagram ficaram fora do ar por aproximadamente seis horas.| Foto: Bigstock

O Procon de São Paulo notificou o Facebook no Brasil para que a empresa apresente explicações sobre a falha que deixou os serviços do próprio Facebook, Instagram e WhatsApp fora do ar na última segunda-feira (4) por mais de seis horas em todo o país.

De acordo com o órgão de defesa do consumidor, se o problema não tiver sido causado por um evento externo, fora do controle da empresa, pode haver responsabilização da companhia, com multas que podem chegar a R$ 10 milhões.

“O Procon-SP pretende identificar as causas da pane geral e punir as empresas com multas superiores a R$ 10 milhões, salvo se houver justificativa de evento fortuito, externo e incontrolável, e assim fixar responsabilidades para futuras ações individuais reparatórias”, afirmou o diretor do órgão, Fernando Capez.

O Procon também pede que o Facebook explique as providências tomadas para restabelecer os serviços e reduzir os impactos da interrupção para os usuários das redes. Os diretores da sede da empresa, nos Estados Unidos, atribuíram a falha a problemas internos na rede da companhia.