Quem são os 6 ministros que Bolsonaro escolheu na reforma ministerial
Esplanada dos ministérios em Brasília.| Foto: Ana Volpe/Agência Senado

Dados divulgados em um relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta terça-feira (13) mostram que o Brasil é a única grande economia em desaceleração no início de 2021. O índice composto de indicadores antecedentes (Composite leading indicators–CLIs) caiu 0,32% no Brasil em março, na comparação com fevereiro.

Na China, em contrapartida, o crescimento foi de 0,36%, enquanto na Índia subiu 0,29% e na Rússia, 0,26%. O relatório aponta ainda que os indicadores nos Estados Unidos continuam crescendo. Já no Japão, Canadá, Alemanha e Itália há um crescimento constante, enquanto na França e Reino Unido, um crescimento estável.

Na segunda (12), analistas do mercado financeiro reduziram pela sexta vez consecutiva a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2021, de 3,17% para 3,08%. O relatório também aponta que para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, a projeção passou de 4,81% para 4,85%, acima da meta central de 3,75%.