Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Comércio exterior

Rio de Janeiro vai sediar cúpula do G20 em 2024, diz governador

G20
Representantes do G20 vão se reunir na cidade indiana de Siranagar, na Índia, entre os dias 22 e 24 de maio. (Foto: Farooq Khan/EFE)

Ouça este conteúdo

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL-RJ), disse na manhã desta terça (9) que a capital fluminense vai sediar a reunião de cúpula do G20, o grupo das vinte maiores economias do mundo, em 2024. O encontro vai ocorrer no mês de novembro já sob a presidência rotativa do Brasil no bloco.

Segundo Cláudio Castro, a reunião terá a participação das vinte nações que integram o G20 e mais dez convidadas. “Tudo isso está sendo possível, graças aos esforços e empenho que estamos tendo em promover o Rio de Janeiro para o mundo. Esse encontro é um marco para a nossa história”, disse em uma postagem no Twitter.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), também comemorou a confirmação da cúpula, exaltando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Eu avisei que o homem gostava e faria de tudo para ajudar o Rio! Tá aí! Valeu Lula”, postou na mesma rede.

O G20 foi criado em 1999 e é formato pelos ministros da economia e presidentes de bancos centrais de 19 países e da União Europeia, que representam cerca de 80% do comércio mundial. Além do Brasil, fazem parte também os países dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), Estados Unidos, México, entre outros.

O bloco é presidido, atualmente, pela Índia. O Brasil passa a presidir o bloco a partir de dezembro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.