Após seis mandatos como deputado federal, Rodrigo Maia (PSDB-RJ) não concorreu nas últimas eleições.
Após seis mandatos como deputado federal, Rodrigo Maia (PSDB-RJ) não concorreu nas últimas eleições.| Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

O ex-deputado federal Rodrigo Maia (PSDB-RJ) assumirá a partir de quinta-feira (2) a presidência da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF). Ele terá um mandato de três anos à frente da entidade. O anúncio foi feito pelo ex-parlamentar em suas redes sociais.

“Assumo, a partir de amanhã, a presidência da CNF (Confederação Nacional das Instituições Financeiras), entidade que representa os diferentes segmentos do mercado financeiro e um setor que é fundamental para a economia do país. Novos desafios!”, escreveu Maia. Após seis mandatos como deputado federal, Maia não concorreu nas últimas eleições. Em seu último discurso na Câmara, onde foi presidente entre 2016 e 2021, Maia afirmou que voltaria a atuar na iniciativa privada.

A Confederação Nacional das Instituições Financeiras coordena a atuação política e institucional das entidades que representam os diferentes segmentos do mercado financeiro, como crédito imobiliário, leasing, corretoras de valores e outras. Ela representa o mercado financeiro como um todo perante a sociedade e as autoridades.

Compõem a CNF a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP), a Associação Brasileira das Empresas de Leasing (ABEL), a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (ACREFI), a Associação das Empresas Distribuidoras de Valores (ADEVAL), Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), a Associação Nacional das Corretoras de Valores, Câmbio e Mercadorias (ANCOR) e a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).