Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Indicações

Sabatina de indicados por Haddad ao Banco Central não será “protocolar”, diz senador

Gabriel Galípolo
Indicados pelo governo ao Banco Central, como Gabriel Galípolo, devem ser sabatinados antes da próxima reunião do Copom, em 20 de junho. (Foto: Washington Costa/Ministério da Fazenda)

Ouça este conteúdo

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), disse nesta terça (9) que a sabatina dos dois indicados pelo ministro Fernando Haddad ao Banco Central não será apenas “protocolar”, sinalizando uma análise mais cuidadosa sobre a competência deles em duas diretorias da autoridade monetária.

Gabriel Galípolo e Ailton Aquino foram indicados na segunda (8) aos cargos de diretores de política monetária e de fiscalização, respectivamente, e passam a integrar também o Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por analisar a conjuntura econômica para definir a taxa básica de juros.

Cardoso disse que recebeu com otimismo os nomes indicados, mas que a comissão ainda não foi notificada oficialmente.

“Ambos representam excelência técnica necessária para o exercício desses cargos, no entanto, gostaria de ressaltar que esta Comissão não é meramente protocolar. Os nomes indicados terão a oportunidade de demonstrar seus conhecimentos, na medida em que serão sabatinados e avaliados pelas Senadoras e pelos Senadores desta Comissão quanto à competência prevista no Regimento Interno do Senado Federal de acompanhar as diretrizes da política monetária, de forma a permitir o pleno desenvolvimento sustentável da economia de nosso país”, disse durante a sessão.

A expectativa é de que Galípolo e Aquino sejam sabatinados pelos senadores antes da próxima reunião do Copom, em 20 de junho.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.