Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
MP 1108/22

Senado aprova MP que regulamenta teletrabalho e muda regras do auxílio-alimentação

Senado aprova MP que regulamenta teletrabalho e muda regras do auxílio-alimentação
Plenário do Senado Federal (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

O Senado Federal aprovou na noite desta quarta-feira (3) a Medida Provisória (MP) 1.108/2022, que regulamenta o teletrabalho e altera as regras para o pagamento do auxílio-alimentação. O texto segue para sanção presidencial.

A MP define o teletrabalho ou trabalho remoto como o serviço prestado fora das dependências do empregador, sem configurar trabalho externo. A jornada laboral será negociada individualmente entre as partes, sendo que aprendizes e estagiários também podem realizar essa prática.

Os empregados desse regime estão submetidos às disposições previstas na legislação e nos acordos coletivos locais. O uso de ferramentas como e-mails fora do horário de trabalho não será considerado sobreaviso e os empregadores terão que dar prioridade nesse serviço aos colaboradores com filhos de até 4 anos.

Já para o uso do auxílio-alimentação pelos colaboradores, a MP restringe a utilização em restaurantes ou na compra de gêneros alimentícios no comércio. A justificativa é que esse benefício seja destinado apenas para produtos relacionados com a alimentação.

O texto ainda proíbe as empresas de receber descontos na contratação de empresas fornecedoras de tíquetes de alimentação, sendo que alguns empregadores atualmente conseguem abatimento nesse processo de contratação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.