Greve no Banco Central
Sede do Banco Central, em Brasília.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os servidores do Banco Central decidiram retomar greve por tempo indeterminado na próxima terça-feira (3). A definição saiu de assembleia da categoria realizada nesta sexta-feira (29) segundo o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal).

A paralisação havia sido suspensa em 19 de abril, mas, na ocasião, os servidores advertiram que retomariam a greve caso não houvesse avanço nas negociações com o governo federal. Apesar da suspensão durante duas semanas, os funcionários continuaram a trabalhar em esquema de operação-padrão e a fazer paralisações diárias com duração de quatro horas, das 14h às 18h. As informações são da Agência Brasil.

Nos últimos dias, foi retomada a apresentação de relatórios e estatísticas como o boletim Focus , que tiveram divulgação represada por causa da greve. Já outras atividades seguiram suspensas. É o caso do desenvolvimento de projetos da agenda de modernização financeira do BC e a segunda fase de consultas e saques de valores esquecidos, que ocorreria na segunda-feira (2), mas que foi adiada, ainda sem nova data para ocorrer.

Os servidores do Banco Central reivindicam 27% em reposição de perdas inflacionárias acumuladas nos últimos anos. Desde o início do ano, os funcionários do BC e de outros órgãos federais fazem mobilizações para cobrar reajustes. Índice citado pelo governo federal, de aumento linear de 5% para todo o funcionalismo, é considerado insuficiente pelos servidores.