bloqueio orçamento
Esplanada dos Ministérios.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

Os servidores federais pediram ao governo nesta sexta-feira (24) reajuste salarial de 13,5% a partir de março. Na semana passada, o Ministério da Gestão e da Inovação no Serviço Público propôs um reajuste linear de 8% para os servidores do Executivo federal.

A contraproposta foi aprovada pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e será apresentada na próxima terça (28) durante a reunião da Mesa de Negociação Permanente.

O governo também ofereceu um aumento de 43,6% no auxílio-alimentação dos servidores, que representa cerca de R$ 200. O secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Ministério da Gestão, Sérgio Mendonça, ressaltou que as propostas consideram o espaço de R$ 11,2 bilhões para reajustes e benefícios de servidores públicos previsto no Orçamento deste ano.

“Sem deixar de reconhecer o esforço feito para reajustar o auxílio-alimentação pela variação do IPCA desde 2016, propomos que o governo inclua no acordo o compromisso de equiparação de todos os benefícios com demais Poderes até ao final de 2026”, diz a contraproposta da Fonacate.