Censo dados
O Censo, pesquisa mais profunda e precisa que temos sobre a população do Brasil, deveria ter ocorrido em 2020, mas vai ficar para 2022.| Foto: Divulgação/IBGE

O ex-presidente do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), Paulo Rabello de Castro, afirmou que o cancelamento do Censo Demográfico em 2021 é uma catástrofe que pode ser comparada à pandemia. Rabello considerou a decisão do Congresso, ao permitir que o Ministério da Economia corte o gasto do Censo do Orçamento de 2021, uma “ignorância”. “É o único gasto que, junto com a vacina, é absolutamente essencial nesse ano de 2021”, disse. A informação foi divulgada pela Jovem Pan.

“Muita gente não percebe, mas é a contagem da população por município, por estado, que qualifica a quantidade de representantes nas câmaras municipais, nas assembleias legislativas e no Congresso Nacional. Ela estabiliza as participações de acordo com o tamanho das respectivas populações. E não é só isso. O Censo Demográfico também revela a qualidade das habitações, as taxas de emprego ou desemprego da população, as características dos domicílios e das famílias, pautando todas as políticas públicas”, afirmou o ex-presidente do IBGE em entrevista ao Jornal da Manhã, no sábado (24).

Além disso, ele ressaltou que a pesquisa iria empregar mais de 200 mil pessoas, em sua maioria jovens que buscam o primeiro emprego. Para Rabello o cancelamento do Censo 2021 é inconstitucional. “Vai haver uma enxurrada de constatações judiciais e, provavelmente, o governo vai a título de indenização a Estados e municípios os mais de R$ 2 bilhões que seriam gastos inicialmente. É o Brasil jogando dinheiro fora”, disse.