Vestindo vermelho, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, toma posse em cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Planalto
Segundo Tebet, a ampliação da faixa de isenção de pagamento do imposto de renda dependeria de algum tipo de compensação para sair do papel neste ano.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, descartou qualquer mudança na tabela do Imposto de Renda para este ano. Uma das principais promessas de campanha do presidente Lula (PT), a ampliação da faixa de isenção de pagamento do imposto dependeria de algum tipo de compensação para sair do papel, segundo Tebet, durante entrevista para o jornal O Globo.

“Se eu mexo na tabela de Imposto de Renda eu estou deixando de arrecadar. Eu tenho um orçamento para ser executado esse ano. Por isso que estou dizendo: eu posso fazer isso para o ano que vem, temos quatro anos para isso”, afirmou a ministra. Segundo ela, o foco do governo para este ano é zerar o déficit fiscal de 2023.

Tebet afirmou ainda que qualquer mudança nesse sentido seria uma decisão política do presidente Lula (PT) e dos ministros Rui Costa, da Casa Civil e Fernando Haddad, da Fazenda e comparou a medida ao aumento do salário mínimo. Haddad também não garantiu que o reajuste para R$ 1.320 – outra das principais promessas de Lula - seja realizado neste ano.