(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)| Foto:

TIM e Vivo assinaram nesta terça-feira (23) um Memorando de Entendimento para acordos de compartilhamento de infraestrutura de rede. De acordo informação divulgada pelas companhias, a iniciativa pretende melhorar a eficiência de investimentos e dos custos operacionais e - principalmente - liberar recursos para 4G, 4,5G e fibra óptica, acelerando a implantação de redes. Segundo Pietro Labriola, presidente da TIM, “o compartilhamento de infraestrutura é a solução industrial crucial para o desenvolvimento das telecomunicações no país, visando a introdução de novas tecnologias".

O acordo prevê o uso conjunto da rede 2G em modelo Single Grid a nível nacional e da infraestrutura 4G de 700MHz em cidades com menos de 30 mil habitantes - que poderá ter expansão para municípios maiores. Também serão analisadas oportunidades de eficiência e redução de custos (como energia elétrica e aluguéis) em operações e na manutenção da rede.

A partir da assinatura do memorando, TIM e Vivo terão 90 dias para detalhar o plano de compartilhamento, que ainda será submetido à aprovação das autoridades.