Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Commodities

Valor das exportações cresce 31,4% em janeiro, diz FGV

Superávir recorde na balança comercial
As commodities tiveram participação de 63% no valor total exportado pelo país. (Foto: Michel Willian/Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

O valor das exportações brasileiras cresceu 31,4% em janeiro e foi liderado pelas commodities, cujo volume subiu 17,4%, contra 6,8% das não commodities. Os dados foram divulgados no relatório do Indicador de Comércio Exterior (Icomex) nesta sexta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). As commodities tiveram participação de 63% no valor total exportado pelo país, enquanto as não commodities participaram com 90% das importações.

Por setor de atividade, houve aumento no volume exportado da agropecuária (91,3%), seguido da indústria de transformação (16,3%), enquanto a indústria extrativa mostrou queda de 13,4%. Os preços das exportações tiveram aumento de 30,1% na agropecuária e de 20,1% na indústria de transformação, com redução de 2% na indústria extrativa. A balança comercial de janeiro fechou com déficit de US$ 214,4 milhões, segundo o Ministério da Economia.

A China continuou liderando os principais mercados de exportação do Brasil, com 21,5%, seguida dos Estados Unidos, com 11,6%. A Argentina permaneceu como terceiro principal destino de exportação, com participação de 4,8% e crescimento de 24,2%. O principal produto exportado pelo Brasil, em janeiro, foi o petróleo, com variação de 27,4%, em valor. O segundo principal produto exportado foi o minério de ferro que registrou queda nas vendas totais (33,7%) e para a China (44,1%). As exportações de soja, terceiro principal produto nacional, aumentaram em 5.224%.

As importações brasileiras em janeiro deste ano subiram 30,9% em valor. Por setor de atividade nas importações, o destaque é a indústria extrativa em termos de volume (86,1%) e preços (110,3%). Nas importações, o Ibre destacou o aumento do preço de 66% do óleo combustível, principal produto da pauta, seguido do gás natural liquefeito (GNL), que evoluiu 531%.

Os pesquisadores do Ibre lembram que o cenário de eleição presidencial no Brasil, associado à tensão existente entre Estados Unidos, Rússia e China, além da valorização do dólar frente ao real podem provocar revisões da balança comercial ao longo do ano. Com informações da Agência Brasil.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.