Voa Brasil
Avião taxia na pista do aeroporto de Brasília| Foto: Fernando Leite/Inframérica

O projeto-piloto do programa Voa Brasil, que pretende vender passagens aéreas a R$ 200 por trecho, deve começar a funcionar em agosto, beneficiando, inicialmente, aposentados que ganham até dois salários mínimos. A modelagem está em fase final no Ministério dos Portos e Aeroportos. As informações são do site Poder360.

Um dos objetivos do programa Voa Brasil é o de aumentar a ocupação das aeronaves, que em abril, mês de baixa temporada, atingiu 77,6%, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O mercado doméstico ainda não voltou aos níveis pré-pandemia. A demanda acumulada em 12 meses em abril foi 5,35% menor do que no pré-pandemia, em fevereiro de 2020, apontam dados da agência. Os números da oferta de assentos são melhores: 1,73% menor, no comparativo entre os dois meses.

O ministério também negocia uma mudança para diminuiu o preço do querosene de aviação, um dos principais custos para o setor. A ideia, de acordo com a Anac, é aplicar a paridade de preço de exportação. “Calculamos queda de 15% a 20% no preço”, disse o secretário de Aviação Civil, Juliano Noman, ao site.