Petrobras
Sede da Petrobras, no Rio de Janeiro| Foto: Vanderlei Almeida/AFP

A XP Investimentos rebaixou a recomendação das ações da Petrobras de neutro para venda. A mudança na recomendação está baseada na decisão do governo federal substituir o presidente da companhia. O anúncio da troca de Roberto Castello Branco pelo general Joaquim de Silva e Luna foi visto como negativo.

“Vemos esse anúncio como uma sinalização negativa, tanto de uma perspectiva de governança, dados os riscos para a independência de gestão da Petrobras, como também por implicar riscos que companhia continue a praticar uma política de preços de combustíveis em linha com referências internacionais de preços, ou seja, que reflitam as variações dos preços de petróleo e câmbio”, destaca o relatório assinado pelos analistas Gabriel Francisco e Maira Maldonado.

Segundo a XP, as medidas de cunho fiscal em discussão para mitigar os impactos da elevação de preços de combustíveis – a isenção temporária do PIS/Cofins para o diesel ou as alterações propostas para a incidência do ICMS – produziriam impactos limitados e pontuais. “Os riscos para a implementação de uma política de preços alinhadas com referências internacionais continuariam a existir em um cenário de elevação dos preços e depreciação do real.”