Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Negociações

Bridgestone cria programa para demissões voluntárias no Brasil

Objetivo é evitar corte de parte dos 3,3 mil funcionários. Empresa não descarta redução na jornada de trabalho

Fábrica de Camaçari na Bahia. Possibilidade da redução da jornada de trabalho até que atinja o nível de produção de acordo com a demanda atual | Divulgação / Bridgestone
Fábrica de Camaçari na Bahia. Possibilidade da redução da jornada de trabalho até que atinja o nível de produção de acordo com a demanda atual (Foto: Divulgação / Bridgestone)

Após uma semana de negociações, a fabricante de pneus Bridgestone Firestone e o Sindicato dos Borracheiros da Grande São Paulo fecharam nesta terça (17) um acordo para a criação de um Programa de Demissão Voluntária (PDV), com o objetivo de a demissão de parte dos 3.300 funcionários da filial da multinacional no Brasil, que possui unidades em São Paulo e Camaçari (BA).

De acordo com a empresa, o PDV prevê o pagamento de 25% do salário por ano trabalhado, até o teto de 7,5 salários, além de assistência médica por seis meses.

De acordo com o sindicato, o PDV aberto pela Bridgestone deve durar uma semana, mas esse período pode ser estendido caso a empresa não atinja o número de adesões esperado.

Para o presidente do sindicato, Terezinho Martins da Rocha, houve avanços nas negociações, mas a ameaça de demissão não interessa a nenhum dos lados. "Não quero discutir demissão, mas não teve outro jeito", lamentou.

Próximos passos

De acordo com a diretora de Recursos Humanos da Bridgestone, Simone Hosaka, as negociações com o sindicato continuam na semana que vem, quando a empresa e sindicalistas discutirão o próximo passo caso o PDV não receba o número esperado de adesões.

Ela não descarta a possibilidade da redução de jornada de trabalho até que se atinja o nível de produção de acordo com a demanda atual. "Estamos empenhados em encontrar soluções que preservem o maior número possível de empregos e, ao mesmo tempo, assegurem a sustentabilidade da empresa", afirma em comunicado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.