Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
agronegócios

Bunge prevê preços de grãos ainda voláteis em 2011

Os preços de grãos tiveram um rali em 2010 depois das quebras de safra na Rússia e Austrália

Os preços de grãos, que já estão nos patamares mais altos em dois anos, tendem a subir mais no próximo ano até se normalizarem em 2012, disse o presidente da Bunge ao Financial Times.

"Nos próximos 12 meses, eu acredito que ainda veremos volatilidade de preços", disse Alberto Weisser em entrevista publicada nesta quarta-feira.

Os preços de grãos tiveram um rali em 2010 depois das quebras de safra na Rússia e Austrália.

Na semana passada, a Organização para Agricultura e Alimentação das Nações Unidas (FAO) disse que os estoques globais devem permanecer apertados nesta e na próxima temporada, apesar da produção acima do esperado, porque a demanda também aumentou.

Mas Weisser, presidente-executivo e do conselho da Bunge, descartou temores de que a inflação de alimentos veio para ficar, de acordo com o Financial Times.

Considerando que uma safra normal no hemisfério sul seja seguida por uma outra favorável no norte, os preços começarão a se normalizar em 2012, disse Weisser ao jornal.

"Não me preocupa em nada. Eu acho que há terra suficiente disponível, há água disponível", disse ele, acrescentando que com o milho nos Estados Unidos acima de 6 dólares por bushel e a soja ligeiramente abaixo de 14 dólares por bushel -- os maiores valores em dois anos -- os produtores brasileiros certamente vão plantar mais, aumentando a oferta.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.