• Carregando...

O presidente norte-americano, George W. Bush, procurou reassegurar neste sábado (18) que o governo não tem intenção de se tornar um acionista permanente de bancos privados.

Bush disse que o pacote de resgate de 700 bilhões de dólares que o governo usará para comprar ações de alguns bancos e ativos problemáticos ajudará a fazer os empréstimos chegarem a consumidores e empresários.

"Se o governo não tivesse agido, o buraco em nosso sistema financeiro teria crescido", afirmou em seu programa semanal de rádio.

O plano de injetar 250 bilhões de dólares em bancos norte-americanos em troca de ações preferenciais levantou preocupações de interferência do governo no setor privado.

Bush procurou diluir esses temores, dizendo que o envolvimento do governo será limitado e o objetivo é encorajar os bancos a recomprar suas ações quando os mercados se estabilizarem.

"O governo não vai exercer controle sobre qualquer firma privada, e autoridades federais não terão assento no conselho de seus bancos locais", acrescentou.

"As ações do governo terão direito de voto que só pode ser usado para proteger o investimento dos contribuintes --não para dirigir as operações da firma."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]