Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Irregularidades em contratos

Cade processará 18 empresas por formação de cartel em contratos ferroviários

Pelos cálculos do Cade, os 15 projetos em que teriam ocorrido as fraudes somariam juntos um valor próximo a R$ 9,4 bilhões

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), vinculado ao Ministério da Justiça, informou nesta quinta-feira que abrirá um processo administrativo para determinar a responsabilidade de 18 empresas nacionais e estrangeiras em supostas irregularidades em contratos de trens e metros concedidos entre 1998 e 2013.

Entre as empresas que serão processadas figuram a francesa Alstom, o canadense Bombardier, a espanhola CAF, a americana Caterpillar, a japonesa Mitsui, a alemã DaimlerChrysler e a sul-coreana Hyundai Rotem. Ao todo, funcionários dessas companhias são acusados de participação.

Pelos cálculos do Cade, os 15 projetos em que teriam ocorrido as fraudes somariam juntos um valor próximo a R$ 9,4 bilhões.

De acordo às investigações que levaram à abertura do processo administrativo, as empresas acertavam as ofertas que apresentariam em diversas licitações, a fim de que todas resultassem beneficiárias nos negócios.

Os casos teriam ocorrido em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal, de acordo à informação divulgada pelo Cade. Nesses estados, as empresas também teriam subornado dezenas de funcionários públicos, que teriam ajudado a amanhar os processos de licitação.

"Os participantes do cartel teriam dividido as licitações entre eles e simulado a competição nos certames, por meio, por exemplo, da combinação prévia dos valores das propostas comerciais a serem apresentadas pelas empresas e consórcios concorrentes", informa o comunicado do Cade.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.