Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estatal

Cai liminar contra aumento de capital da Sanepar

Pedido tinha sido feito pela Prefeitura de Maringá, acionista minoritária da companhia, que disse não ter sido consultada sobre a operação

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) suspendeu, na tarde de terça-feira, a liminar concedida pela 2.ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba à Prefeitura de Maringá, contra o aumento do capital social da Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar) para R$ 798 milhões.

A Prefeitura, que é acionista minoritária da companhia, alegou, na ocasião, que pediu a suspensão da assembleia, quando foi decidido sobre o aporte, por não ter sido consultada dentro do processo. O aumento do capital foi definido em assembleia geral no acordo entre o estado e a Dominó Holding.

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Maringá informou que irá recorrer da decisão judicial assim que for comunicada formalmente. Já a assessoria da Sanepar informou que não vai se pronunciar sobre o assunto.

Disputa judicial

A Prefeitura de Maringá busca municipalizar o serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto – motivo que vem gerando uma disputa judicial com a Sanepar há anos. A disputa teve início em agosto de 2010, quando terminou o contrato de concessão, que havia sido firmado em 1980.

Em novembro de 2010, a Prefeitura extinguiu, por nulidade do termo de prorrogação, a concessão dos serviços públicos de água e esgoto. A Sanepar recorreu na Justiça, mas o Município teve vitória em duas estâncias.

Em março deste ano, a 5.ª Câmara do Tribunal de Justiça do Paraná considerou por unanimidade a nulidade da prorrogação por 30 anos do contrato para exploração do serviço de saneamento firmado entre a Sanepar e o município de Maringá em 1996.

De acordo com o TJ, o termo de aditivo foi assinado em junho daquele ano sem autorização do Legislativo e sem a realização do processo de licitação.

Na ocasião, a Sanepar alegou que entende que o contrato com o município segue todas as exigências legais e, portanto, a empresa iria recorrer novamente. A companhia afirmou também que, no recurso, apresentará a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que estabelece que a titularidade dos serviços de saneamento em cidades que integram regiões metropolitanas, como é o caso de Maringá, não é exclusiva do município.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.