Começa hoje o primeiro leilão de jóias realizado este ano pela Caixa Econômica Federal em Curitiba. Ao todo, 1,3 mil lotes com jóias e relógios não resgatados do penhor, no valor total de R$ 480 mil, serão leiloados até amanhã, às 15 horas. Os lotes estarão expostos a partir das 10 horas de hoje na agência da Caixa da Praça Carlos Gomes, centro de Curitiba.
O penhor é uma das modalidades de crédito mais populares da Caixa Econômica, criado juntamente com a fundação do banco, há 145 anos. É avaliado como um bom negócio por ter juros abaixo dos praticados em mercado de 2,6% a 3,25% ao mês.
Pela regra da Caixa, quando a dívida com o banco não é paga em até 30 dias ou o contrato não é renovado, as jóias penhoradas são separadas para leilão. Ainda assim, quem não resgatou os bens que deixou no penhor pode fazê-lo até hoje. Os contratos que forem regularizados serão retirados automaticamente da alienação.
A venda das jóias pode inclusive ser bom negócio para quem tinha emprestado dinheiro, explica o gerente regional de Negócios da Caixa Econômica, Álvaro Luiz Martins. "O raciocínio da Caixa no momento do penhor é sempre: que preço essa jóia poderia obter em leilão? Se conseguir mais, a Caixa devolve o excedente para o antigo dono da jóia", afirma. Martins conta que menos de 1% dos contratos de penhor resultam em leilão.
O gerente destaca também que o leilão é vantajoso para quem aprecia jóias. "Encontra-se nesses lotes jóias muito interessantes", diz. Ele revela que as operações são procuradas inclusive por revendedores, já que é possível arrematar os artigos de avaliação confiável e origem certificada pela Caixa por valores abaixo dos praticados no mercado.
Para participar do leilão, o interessado deve levar documento de identidade original, CPF e comprovante de endereço e fazer um cadastro em qualquer agência. Já os lances serão efetuados por meio dos terminais eletrônicos, em agências da Caixa que possuem penhor, em horário bancário. No local do leilão estará disponível o Catálogo de Garantias, que contém a descrição dos lotes. Ele também pode ser acessado pela internet, no site www.caixa.gov.br, no link "download".



