Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
habitação

Caixa lança cartão para pagar aluguel

A Caixa Econômica Federal lançou ontem o Cartão Aluguel Caixa, com o objetivo de juntar num produto só o cartão de crédito e o pagamento do aluguel, sem precisar da figura do fiador e nem de garantias adicionais. O Cartão Aluguel Caixa já está funcionando em fase piloto de 60 dias em São Paulo e Goiás, inicialmente com quatro imobiliárias credenciadas: duas de São Paulo (Parceria Imóveis e Koyama Imóveis) e duas de Goiás (Tropical Corretora e Leonardo Rizzo Locações Imobiliárias).

"Nesses 60 dias de teste queremos chegar a 300 imobiliárias parceiras para, em fevereiro, lançar o produto no Brasil inteiro", afirmou o vice-presidente de pessoa física da Caixa, Fabio Lenza, no evento de lançamento do cartão. "No primeiro ano de funcionamento pleno queremos atingir 100 mil cartões aluguel vendidos e, nos próximos cinco anos, 1 milhão de cartões", completou o executivo.

O consumidor poderá ad­­quirir o cartão nas agências da Caixa e nas imobiliárias credenciadas. A renda mínima solicitada é de RS 1 mil. O produto, que será oferecido nas bandeiras Visa e Mastercard, terá dois limites. Um deles é o rotativo, como no cartão de crédito tradicional, em que o consumidor poderá fazer compras em estabelecimentos comerciais do país e do exterior. A anuidade do cartão para esse tipo de serviço é de 12 parcelas de R$ 8 e os juros por atrasos de pagamentos são os mesmos dos cartões de crédito do mercado.

Juros

Já o outro limite é o do aluguel. A partir do momento da ativação desse limite será cobrada uma taxa mensal de manutenção de 6,67% ao mês da parcela do aluguel a ser paga, como se fosse o seguro fiança. Se o inquilino atrasar o pagamento, não haverá transtornos para o proprietário da moradia, já que o valor será repassado pelo banco e depois cobrado com juros ao locatário. Os juros que serão cobrados por inadimplência serão os mesmos previstos em contrato da imobiliária. "A responsabilidade da cobrança passa a ser toda da Caixa. E não é só questão da garantia do recebimento pela imobiliária de aluguel não pago de até 12 meses, mas o cartão servirá para facilitar o pagamento do aluguel para o consumidor", disse Lenza.

A instituição financeira inicia nesta semana o cadastramento das imobiliárias que receberão o cartão aluguel. Atualmente, o número de imobiliárias parceiras da Caixa é de 4 mil empresas. A base de cartão de débito da instituição financeira é de mais de 50 milhões de cartões, enquanto a de crédito é de 7,7 milhões de cartões. "Vemos a notícia com muito otimismo e o cartão atenderá tanto o locatário quanto o inquilino e todo o setor imobiliário", disse o presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto, também presente no lançamento do cartão.

Fiança

O seguro-fiança vem ganhando espaço no mercado de locação, mas ainda esbarra no valor alto. A despesa extra em um ano pode ultrapassar o valor do aluguel de um mês, dependendo da cobertura contratada, que pode englobar também danos ao imóvel e pintura. Há inquilinos que não conseguem encontrar um fiador e locadores que não consideram o depósito caução vantajoso porque cobre apenas três meses de atraso no pagamento do aluguel.

O mercado de locação residencial segue aquecido. Na capital paulista, os contratos novos assinados em novembro tiveram aumento médio de 1,6% em relação aos valores negociados em outubro. No acumulado dos últimos 12 meses, o acréscimo atinge 12,9%, segundo os dados do Secovi (Sindicato da Habitação) de São Paulo divulgados ontem.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.