O calor intenso desta semana afetou a distribuição de água mineral em Curitiba. A grande demanda fez com que algumas distribuidoras ficassem sem galões da marca Ouro Fino e, em razão disso, perdessem vendas. Em alguns bairros da capital, a demanda aumentou diante do desabastecimento de água provocado pelo rompimento de uma adutora da Sanepar.
A proprietária da distribuidora de água e gás Nitrogás, Rosiclér Kuss, conta que fez um pedido à Ouro Fino no início da semana, que, até esta sexta, não foi atendido. "Eles avisam que não têm previsão de entrega e alegam falta de vasilhames", conta. A mesma situação é relatada pelo proprietário da Planeta Água, Marco Alexandre Salgado. "Na verdade, a única fonte que não entrega desde segunda é a Ouro Fino. Todas as outras estão normais".
Segundo o diretor presidente das empresas água Ouro Fino, Helio Luiz Correia, a demora no abastecimento das distribuidoras se deve ao calor e à consequente elevação da demanda dos últimos dias. "Se você for a supermercados, é possível ver que a nossa exposição é de, no mínimo, 50%. Água não está faltando. O que pode ocorrer são casos pontuais, em distribuidoras de menor porte que, devido ao pico de vendas dos últimos dias, podem ter tido um nível de demanda que não estão conseguindo atender", explica o diretor.
Correia afirma que a demora na entrega dos garrafões se deve também à logística do segmento, que é mais complexa que a de produtos descartáveis.
Mais de 50 galões por dia
De acordo com informações de distribuidoras da capital, a média de vendas de quinta-feira (6) ultrapassou a marca dos 50 galões. Há expectativa de que isso se repita nesta sexta-feira.
A sócia da Holtz distribuidora, Ana Claudia, conta que o normal de vendas é entre 30 a 35 galões por dia, mas que, na quinta, a empresa chegou a vender 53 galões. A proprietária da distribuidora Alto Gás, Talyta Barroso, apontou um número ainda maior. Apenas na quinta, a empresa vendeu 70 galões, especialmente para outras distribuidoras que tiveram falta de algumas marcas.
As boas vendas se repetem nesta sexta-feira. A Nova Fonte já registrou, até o meio-dia desta sexta-feira (7), mais de 60 galões vendidos, segundo o proprietário, Arlindo Alves da Silva. "Amanhã será mais ainda. Normalmente, a minha loja vende em torno de 80 a 100 galões diariamente, Somente ontem, vendemos 120", relata.
Bairros de Curitiba sem água até sábado
O remanejamento de uma adutora localizada sob a obra do viaduto estaiado da Avenida das Torres, em Curitiba, causou problemas e deixa quatro bairros dessa região sem água desde quinta-feira (6), o que intensificou a demanda por água mineral.
Moradores dos bairros de Guabirotuba, Cajuru, Jardim das Américas e Uberaba são afetados, segundo informações da Companhia de Abastecimento de Água do Paraná (Sanepar). O abastecimento deve ser restabelecido a partir da noite desta sexta-feira ou, em regiões mais afastadas, no sábado pela manhã, a partir das 6h.
Proprietário da Planeta Água Distribuidora, Marco Alexandre Salgado conta que, por conta do desabastecimento, a procura pelos galões cresceu já na tarde de quinta-feira. "Estou com água porque tenho estoque, mas estou no apuro, porque o pessoal tem procurado bastante e, hoje, com o calor, vai aumentar".



