• Carregando...
Preço do milho iniciou crise que esvaziou aviários do Paraná | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
Preço do milho iniciou crise que esvaziou aviários do Paraná| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
  • Alfredo Kaefer, dono da Diplomata: nada a declarar

Os problemas decorrentes da crise do frigorífico Diplomata ainda preocupam o municípío de Capanema, no Sudoeste do estado. A companhia, que pertence ao deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB), está em recuperação judicial desde agosto, em conjunto com outras quatro empresas pertencentes ao parlamentar.Depois de atrasos no pagamento de salários e na remuneração aos avicultores, o abatedouro localizado na cidade teve as atividades suspensas. Recentemente, a estrutura foi arrendada para outra empresa, mas nem mesmo o retorno das operações consegue modificar o cenário de incerteza.

Cerca de 1,2 mil postos de trabalho eram gerados pelo abatedouro quando as atividades ocorriam a pleno vapor. Com a interrupção dos abates, em novembro, parte da população ficou sem renda, relata Lindamir Denardim (PSDB), prefeita de Capanema. "O período de fim de ano foi terrível para o comércio. Recentemente tivemos de distribuir cestas básicas para os funcionários", diz. Segundo ela, cerca de 40% da arrecadação municipal dependia da Diplomata.

Diante da crise, trabalhadores e avicultores que forneciam matéria-prima para o abate concentraram as expectativas nas assembleias de credores, que estavam previstas para 31 de janeiro e 20 de fevereiro. No entanto, uma decisão judicial suspendeu o encontro, exigindo mais informações sobre os credores listados no processo de recuperação judicial. Fabio Forti, advogado da Diplomata, explica que os dados serão apresentados, mas ainda não há previsão para uma nova reunião. "É preciso aguardar o prazo de manifestação das partes envolvidas", explica.

Retomada

Enquanto a assembleia não ocorre, os olhares se voltam para a possibilidade de a unidade de Capanema voltar a funcionar. A Averama, que tem sede em Umuarama (Noroeste do Paraná), firmou contrato de arredamento da estrutura e já está alojando pintainhos em propriedades da região. Os abates devem recomeçar ainda neste mês, em apenas um turno.

Dari Possato, presidente da Associação de Avicultores de Capanema e Planalto, explica que o acerto é benéfico, mas, por precaução, o alojamento das aves só está sendo feito mediante o pagamento antecipado pelos lotes. "Muitos voltaram a alojar e não estão ocorrendo problemas, como atraso na entrega de rações. Agora é preciso saber se o contrato é temporário ou definitivo", salienta. Na próxima semana, representantes da empresa devem se reunir com os produtores para explicar o que prevê o acerto feito com a Diplomata. "É uma luz no fim do túnel", resume a prefeita.

Alfredo Kaefer, proprietário da empresa, não se pronuncia sobre o assunto. Mas a assessoria de impresa da empresa informa que o acordo com a Averama tem prazo indeterminado, podendo ser desfeito caso haja interesse de uma das partes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]